A Stellantis, gigante automotiva detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, está com planos ambiciosos para o mercado brasileiro entre 2025 e 2026. A expectativa é alta para a chegada de dois modelos compactos que já fazem sucesso na Europa: o Fiat Grande Panda e o Jeep Avenger. Embora a montadora ainda não confirme oficialmente, os flagras dos veículos em testes no Brasil e o aumento nas contratações da empresa sugerem que os lançamentos estão próximos.
Fiat Grande Panda: O Sucessor Espiritual do Uno?
A fábrica da Stellantis em Betim (MG) deve ser o berço do novo compacto da Fiat, derivado do Grande Panda europeu. Construído sobre a versátil plataforma Smart Car – a mesma dos Citroën C3, C3 Aircross e do futuro Basalt – o modelo brasileiro promete um visual exclusivo e, quem sabe, um nome que evoque a nostalgia dos fãs da marca. Uma possibilidade amplamente ventilada é o resgate do nome “Uno”, modelo icônico da Fiat no Brasil, que foi inspirado no Panda original dos anos 80.
Com 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, o “Novo Uno” (ou como vier a ser chamado) deve ocupar o lugar do Argo e do Mobi, posicionando-se abaixo do Pulse na gama da Fiat. O design, com linhas retas que remetem ao Panda clássico, deve agradar aos consumidores que buscam um carro compacto, mas com personalidade.
Na Europa, o Grande Panda já conta com uma versão elétrica. No Brasil, o modelo deve estrear com motor a combustão e a opção de um sistema híbrido leve, provavelmente uma evolução do conjunto já utilizado no Pulse e no Fastback, que combina um motor elétrico de 48V ao motor 1.0 turbo T200 de 130 cv. A eletrificação é uma das prioridades da Stellantis, que planeja lançar oito novas motorizações híbridas e elétricas até 2030, de acordo com a CNN Brasil.
Jeep Avenger: Um SUV Compacto com DNA Off-Road
A fábrica de Porto Real (RJ) deve ser a responsável pela produção do Jeep Avenger, um SUV compacto que promete agitar o segmento. Baseado na arquitetura CMP – também utilizada em modelos da Peugeot e Citroën – o Avenger se posicionará abaixo do Renegade em termos de tamanho e preço, entrando na acirrada disputa dos B-SUVs.
Com 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos, o Avenger oferece um porta-malas de 355 litros. Na Europa, o modelo é oferecido com diversas opções de motorização, incluindo uma versão a combustão com motor 1.2 turbo de 100 cv, uma variante elétrica (e-Hybrid) com 156 cv e autonomia de 400 km (ciclo WLTP), e uma versão híbrida 4xe com 134 cv. No Brasil, a expectativa é que o Avenger seja equipado com o conjunto híbrido leve, associado ao motor 1.0 turbo T200.
O design do Avenger, embora compacto, mantém a identidade robusta característica da Jeep, com um vão livre do solo de 20,1 cm e ângulos de ataque (20°) e saída (32°) que sugerem alguma aptidão para o off-road leve. O interior deve contar com um painel digital de 10,2 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Os modelos podem apresentar oportunidades em leilões, atraindo interessados em adquirir veículos com preços mais competitivos. Fique atento aos próximos leilões para não perder essa chance.