Stellantis Prepara Lançamentos de Peso: Fiat Grande Panda e Jeep Avenger Rumo ao Brasil

A Stellantis, gigante automotiva detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, está com planos ambiciosos para o mercado brasileiro entre 2025 e 2026. A expectativa é alta para a chegada de dois modelos compactos que já fazem sucesso na Europa: o Fiat Grande Panda e o Jeep Avenger. Embora a montadora ainda não confirme oficialmente, os flagras dos veículos em testes no Brasil e o aumento nas contratações da empresa sugerem que os lançamentos estão próximos.

Fiat Grande Panda: O Sucessor Espiritual do Uno?

A fábrica da Stellantis em Betim (MG) deve ser o berço do novo compacto da Fiat, derivado do Grande Panda europeu. Construído sobre a versátil plataforma Smart Car – a mesma dos Citroën C3, C3 Aircross e do futuro Basalt – o modelo brasileiro promete um visual exclusivo e, quem sabe, um nome que evoque a nostalgia dos fãs da marca. Uma possibilidade amplamente ventilada é o resgate do nome “Uno”, modelo icônico da Fiat no Brasil, que foi inspirado no Panda original dos anos 80.

Fiat Grande Panda

Com 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, o “Novo Uno” (ou como vier a ser chamado) deve ocupar o lugar do Argo e do Mobi, posicionando-se abaixo do Pulse na gama da Fiat. O design, com linhas retas que remetem ao Panda clássico, deve agradar aos consumidores que buscam um carro compacto, mas com personalidade.

Na Europa, o Grande Panda já conta com uma versão elétrica. No Brasil, o modelo deve estrear com motor a combustão e a opção de um sistema híbrido leve, provavelmente uma evolução do conjunto já utilizado no Pulse e no Fastback, que combina um motor elétrico de 48V ao motor 1.0 turbo T200 de 130 cv. A eletrificação é uma das prioridades da Stellantis, que planeja lançar oito novas motorizações híbridas e elétricas até 2030, de acordo com a CNN Brasil.

Jeep Avenger: Um SUV Compacto com DNA Off-Road

A fábrica de Porto Real (RJ) deve ser a responsável pela produção do Jeep Avenger, um SUV compacto que promete agitar o segmento. Baseado na arquitetura CMP – também utilizada em modelos da Peugeot e Citroën – o Avenger se posicionará abaixo do Renegade em termos de tamanho e preço, entrando na acirrada disputa dos B-SUVs.

Jeep Avenger

Com 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos, o Avenger oferece um porta-malas de 355 litros. Na Europa, o modelo é oferecido com diversas opções de motorização, incluindo uma versão a combustão com motor 1.2 turbo de 100 cv, uma variante elétrica (e-Hybrid) com 156 cv e autonomia de 400 km (ciclo WLTP), e uma versão híbrida 4xe com 134 cv. No Brasil, a expectativa é que o Avenger seja equipado com o conjunto híbrido leve, associado ao motor 1.0 turbo T200.

O design do Avenger, embora compacto, mantém a identidade robusta característica da Jeep, com um vão livre do solo de 20,1 cm e ângulos de ataque (20°) e saída (32°) que sugerem alguma aptidão para o off-road leve. O interior deve contar com um painel digital de 10,2 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Os modelos podem apresentar oportunidades em leilões, atraindo interessados em adquirir veículos com preços mais competitivos. Fique atento aos próximos leilões para não perder essa chance.

Encontre os melhores leilões grátis

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima