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Investimento Robusto e o Enigma do Novo Modelo Nacional
A Stellantis, um dos gigantes da indústria automotiva global, confirmou um investimento substancial de R$ 13 bilhões em seu complexo industrial em Goiana, Pernambuco, com planos que se estendem até 2030. Este aporte financeiro visa modernizar e expandir a produção, incluindo o lançamento de seis novos veículos a partir de 2026. Entre as novidades, um anúncio chamou a atenção: a fabricação de um modelo de “uma nova marca” para o polo pernambucano, que atualmente é responsável pela montagem da Fiat Toro, Ram Rampage, e dos Jeep Renegade, Compass e Commander. Esta declaração acendeu uma série de especulações no mercado, como detalhado em recente reportagem da Autoesporte.
Peugeot 3008: O Favorito na Bolsa de Apostas
Todas as fichas parecem estar sendo apostadas no Peugeot 3008 como o misterioso modelo que ganhará cidadania brasileira. O SUV, que já teve passagens pelo mercado nacional como importado, retornaria em uma nova geração, agora com produção local. Reforçando essa possibilidade, protótipos do novo 3008 foram avistados recentemente nas instalações da Stellantis em Betim (MG), indicando que o projeto está em fase avançada de testes e adaptação para o mercado sul-americano.
O Dilema da Plataforma: Inovação ou Adaptação?
Um ponto crucial de debate é qual plataforma o novo 3008 nacional utilizaria. Especulações iniciais, como as do portal Auto+, sugeriam que o modelo poderia adotar uma versão tropicalizada da antiga plataforma Small Wide 4×4, atualmente utilizada pelos veículos produzidos em Goiana. Essa estratégia poderia estender a vida útil da base e justificar sua manutenção em outros modelos, como o Jeep Compass brasileiro.
No entanto, Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, foi categórico ao afirmar que o investimento de R$ 13 bilhões contempla, sim, a introdução de uma nova plataforma em Goiana, capaz de suportar a produção simultânea de múltiplos modelos. Esta declaração, conforme apurado pela Autoesporte, reforça a tese de que o novo 3008 brasileiro deverá ser construído sobre a moderna plataforma STLA Medium, a mesma utilizada por seu homônimo europeu. Esta seria uma estreia importante para a matriz no Brasil, alinhando a produção nacional com as mais recentes tecnologias do grupo Stellantis.
Cronograma e Motorização: O Que Esperar do 3008 Nacional
A chegada do Peugeot 3008 nacional com a plataforma STLA Medium não deve ocorrer antes de 2028, possivelmente coincidindo com a reestilização de meia vida da atual geração europeia, lançada em 2024. Essa estratégia é similar à adotada com o Peugeot 2008, cuja geração atual só desembarcou na América do Sul junto com seu facelift europeu. Antes da produção local, é provável que vejamos o e-3008, versão elétrica do SUV, sendo importado para o Brasil.
Quando produzido em Goiana, o Peugeot 3008 deverá contar com as motorizações híbridas flex da família Bio-Hybrid. As opções incluiriam o motor 1.3 GSE turbo flex em configuração híbrida leve (MHEV) de 48 Volts, conhecido como T270 Hybrid e-DCT (com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas), ou uma versão híbrida plug-in (PHEV) com recarga externa, prometendo eficiência e desempenho para o segmento de SUVs médios.
O Peugeot 3008 europeu (projeto P64) apresenta dimensões robustas: 4,54 metros de comprimento, 2,74 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura, configurando-se como um forte concorrente no mercado nacional.
A confirmação da produção nacional do Peugeot 3008, especialmente sobre a plataforma STLA Medium, representaria um passo significativo da Stellantis na modernização de seu portfólio brasileiro e um forte impulso para a marca Peugeot no país.